Porque a vida que levamos faz isso com a gente!

3.03.2005

Nascimento e morte

Nascimento e morte são coisas deveras intrigantes.

Nós ocidentais vemos o nascimento como um evento e a morte como um conceito.

Para o nagô, nascimento é algo que pode durar anos, é um processo, uma construção e uma coroação. Morte é uma espiritualidade que no arrebata do mundo e nos leva.

Há alguns anos, no dia de hoje, completei meu processo de nascimento e vim definitivamente ao mundo. Vim, como vem todos os bebês mas com a diferença de que já tinha 22 anos.

Dias após meu nascimento fui morto e enterrado para poder renascer e ressurgir como um filho do Ifá. Habitante, agente e interlocutor dos nove espaços do Orun.

Hoje, olhando para trás, não sinto saudades nem do embrião que não havia completado seu processo de nascimento, nem daquele que foi morto e enterrado. Hoje só há plenitude, busca e crescimento.

Por mais que tente, não perco mais a cabeça porque ela já não mais pertence a mim, pertence a um bem maior, que a protege, nutre e a coloca no caminho. Yemanjá é minha vida, Ifá o meu rumo. E assim sendo minha cabeça e tudo mais que possuo estão à sua disposição.

Só o futuro que tento desvendar e não consigo contém o desenrolar dessa aventura.


"No dia em que eu morrer,
Que eu possa ter um vislumbre de você
Que eu possa, do desejo do infinito,
Saltar rumo à eternidade.
Então, me reerguerei"
Hafiz

Babaláwo Ifáyodè Odominilè
A.K.A.
Dracor Andrealphus

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

meu querido oluwo, que vc continue tentando desvendar o destino para o resto de seus dias, porque, em alguns bons momentos, estou certa de que vc o traduz com perfeição, mesmo sem que a gente saiba disso.
minhas lágrimas e beijos, iboru iboya ibosisé, sua bênção (muito, muito especial pelo dia de hoje!).

quinta-feira, março 03, 2005 8:44:00 AM

 
Anonymous Anônimo said...

lindo isso. Como diria Caio Fernando Abreu, "Que seja doce."

segunda-feira, janeiro 02, 2006 9:36:00 PM

 
Anonymous Anônimo said...

caro amigo eu peço por tudo que mais amas se você tiver este poema de hafiz inteiro por favor me manda estou desesperado atras dele no demais este seu espaço é muito bom so faço boas recomendações meu e-mail é danrifean@hotmail.com obrigado desde já

sábado, dezembro 16, 2006 3:04:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home